befreela logo 2

As vantagens do empreendedorismo digital e dicas para começar

empreendedorismo digital imagem 1

Os avanços tecnológicos, sobretudo a internet, possibilitaram a atualização de várias modalidades de trabalho. Com isso, o empreendedorismo digital começou a se popularizar.

Caracterizado pela implementação de negócios totalmente online, esta forma de trabalho pode ser ideal para quem sempre desejou abrir a própria empresa e ter mais autonomia.

Confira agora como funciona o empreendedorismo digital e suas vantagens:

O que é empreendedorismo digital?

Chamamos de empreendedorismo digital o ato de criar um negócio na internet. Pode-se assim comercializar produtos e serviços nos espaços virtuais, sem precisar investir em custos como locação de imóveis.

O negócio por completo funciona de maneira virtual: a implantação, a operação, a logística, a divulgação etc.

Alguns exemplos de negócios virtuais são os e-commerces, cursos online, exposições virtuais de museus tradicionais e até mesmo performances realizadas por meio de lives.

Quais as vantagens do empreendedorismo digital?

Quem deseja se tornar um empreendedor digital encontra diversas vantagens.

1. Autonomia e qualidade de vida

Quem empreende ou está familiarizado com o conceito sabe que um grande benefício deste modelo de negócio é a liberdade. Quem empreende na internet tem a autonomia de fazer os próprios horários e decidir as melhores formas de trabalho.

Além de escolher trabalhar do sofá de casa ou de um café em alguma cidade estrangeira, é possível promover ações para escalar o negócio. Assim ele tem crescimento e gera mais lucros.

Esta liberdade também proporciona maior qualidade de vida. Você tem a possibilidade de tirar folgas para resolver pendências sem maiores preocupações. E, com o trabalho remoto, ganha também mais tempo com entes queridos em casa.

2. Baixo investimento

A internet é uma plataforma que oferece diversas possibilidades de ação profissional com um custo muito mais baixo, sem despesas de alugueis e muitos funcionários, por exemplo. Você pode tanto iniciar a empresa como mantê-la gastando menos.

Isto facilita e agiliza o processo de tirar o seu negócio do papel e fazê-lo ver a luz do dia. E assim você concentra as despesas nas ferramentas e estratégias para que o negócio funcione e tenha sucesso.

3. Maior alcance de potenciais clientes

Sem a restrição da localização geográfica, torna-se possível alcançar mais pessoas e captar a atenção para os produtos ou serviços que oferece. A internet torna o acesso mais simples e fácil, qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode conhecer a sua marca.

4. Inovação e potencial de crescimento

O empreendedorismo digital está muito pautado em soluções inovadoras e dinâmicas. Os negócios digitais representam o modelo do futuro. Diversas atividades econômicas estão se adaptando ou migrando totalmente para o universo digital.

Hoje podemos utilizar os celulares para fazer transferências, compras, trabalhar, estudar etc. Pode-se investir na bolsa por meio do computador e usar moedas digitais para comprar itens! A tecnologia é o presente e o futuro.

Quais as características necessárias para ser um empreendedor digital?

Pode-se dizer que o empreendedorismo digital combina com a maioria das pessoas. Pela pluralidade de nichos e formas de atuação, não exige uma formação específica.

E quem não tem certeza se possui o necessário para fazer o negócio decolar, pode conhecer as características principais e aperfeiçoá-las.

Curiosidade e vontade de aprender

Um empreendedor é, antes de tudo, um curioso. É alguém que identifica uma oportunidade de negócio e se empenha em fazer a ideia dar certo. Dessa maneira, é preciso mergulhar de cabeça para entender o segmento de mercado.

Tenha sede por entender processos como um todo e continue sempre se especializando.

Equipamento essencial

Para empreender no universo digital, você precisa começar investindo num bom equipamento, os itens básicos são um computador/laptop e o acesso à internet fixa e estável. A depender do seu ramo de atuação, pode precisar de outras ferramentas como câmeras, microfones e iluminação artificial.

Plano traçado

O seu negócio precisa ter um objetivo muito evidente. Pergunte-se por que quer tocar essa empresa e qual o diferencial dela. Isto tornará mais fácil a tarefa de apresentar a sua marca para outras pessoas e se destacar entre os concorrentes no segmento.

Outro elemento que precisa fazer parte do seu plano é a estratégia de monetização. É preciso estabelecer os preços, as condições de pagamento e políticas de troca ou devolução (quando pertinente).

Capacidade de adaptabilidade e resiliência

Alguma coisa no seu negócio vai dar errado. Não estamos rogando pragas não, mas esta é uma certeza. Todo negócio passa por altos e baixos. Você precisa estar consciente disto e se preparar.

Esteja disposto a adaptar processos, atentando-se sempre a feedbacks de clientes. E seja resiliente. Com certeza haverá momentos em que se sentirá inseguro e desanimado, mas lembre-se da razão que lhe fez abrir o negócio em primeiro lugar. Mantenha-se firme.

Como se tornar um empreendedor digital?

Você já decidiu que o empreendedorismo digital é para você. E agora? Quais são os passos práticos para tornar esta uma realidade?

A seguir, elencamos as dicas principais:

Escolha um nicho de mercado

Há vários tipos de negócios quando o assunto é empreendedorismo digital. A dica é escolher um de acordo com seus interesses, experiência profissional anterior, situação do mercado (lei da oferta e demanda) e necessidades pessoais (como prazo de retorno financeiro e disponibilidade de tempo).

Confira abaixo a lista com algumas possibilidades:

Fique sempre de olho nas tendências de mercado. Boas oportunidades surgem também com um bom timing.

Analise o mercado e os negócios concorrentes

Para obter sucesso, você precisa conhecer o mercado e os competidores. Entenda as táticas que funcionam e estabeleça as estratégias que pode usar para se destacar.

Faça uma análise SWOT

Já falamos sobre a importância da análise SWOT aqui anteriormente. Em resumo, ela te ajuda a criar um panorama mais concreto das possibilidades que possui. Também facilita que perceba as suas forças e os pontos que precisa melhorar.

Estas informações são úteis para que coordene melhor o desenvolvimento do negócio, minimizando possíveis impactos negativos.

Faça um planejamento financeiro e estratégico

Comece fazendo um planejamento financeiro do negócio, separando principalmente uma reserva de emergência. Lembre-se que todo negócio que está iniciando demora para gerar lucros.

É importante que tenha uma quantia reservada para o pagamento de despesas fixas do negócio pelo período em que prevê que a empresa não terá receita. Para definir estas estimativas, estude o segmento de mercado em que está inserido.

Caso não consiga reunir todo o dinheiro necessário para a tarefa, considere a possibilidade de conseguir um investidor ou mesmo um sócio.

Aqui também é o momento de fazer o esboço da sua ideia, incluindo o nome e o porquê de ser da marca. Identifique a sua persona, estabeleça as estratégias de marketing e o passo a passo de implementação.

Trabalhe nos elementos técnicos do negócio

Neste passo, talvez precise contar com a ajuda de um profissional que oferece soluções tecnológicas, caso não tenha o conhecimento. Isto envolve a compra de domínio e hospedagem para o seu site, desenvolvimento estrutural e estético da plataforma, entre outros.

Caso o seu negócio necessite de uma loja virtual, por exemplo, você precisará de um software que permita o gerenciamento de pedidos no que tange à pagamento, logística e distribuição.

Dependendo do seu nicho de atuação, pode ser uma opção utilizar uma plataforma específica como a Hotmart. É uma opção para aqueles que comercializarão infoprodutos.

Divulgue o seu negócio e acompanhe métricas de desempenho

O seu negócio está pronto e disponível? Coloque em prática a estratégia de marketing, que precisa incluir produção constante de conteúdo e a visibilidade em canais certos. Aposte tanto em táticas orgânicas como mídia paga.

Sabendo o formato de conteúdo e a plataforma mais usada pela sua persona, você pode direcionar as suas ações com mais eficiência. Inteire-se sobre os conceitos de jornada de compra, funil de vendas e copywriting, além de outros elementos de marketing digital, para potencializar o alcance da sua marca.

Acompanhe as métricas de desempenho nas plataformas de divulgação, adaptando o que não estiver dando certo. E não deixe de criar um relacionamento com a persona; um ótimo meio de fazer isso é com o e-mail marketing.

Não pare por aqui. Confira o nosso artigo com as dicas principais para quem quer ser um empreendedor de sucesso.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!