befreela logo 2

Cursos para empreendedores: os 11 melhores (do iniciante ao avançado)

cursos para empreendedores imagem 1

Você quer aprender sobre empreendedorismo mas não sabe por onde começar?! É normal! Com a oferta de cursos online explodindo, fica cada vez mais difícil encontrar cursos para empreendedores que se encaixem naquilo que precisamos.

Nós sabemos que para empreender é necessário dominar diversas habilidades no mínimo de tempo possível. Afinal, ninguém quer assistir 40 horas de um curso quando está começando um negócio. Por mais importante que a informação seja, nós queremos que ela seja oferecida de forma simples e rápida.

Portanto, para te ajudar, selecionamos os melhores cursos do mercado tanto para aqueles que estão começando, quanto para empreendedores que gostariam de se aprofundar em assuntos mais específicos.

PS: para facilitar sua vida, todos os cursos listados aqui são online e podem ser assistidos do conforto da sua casa, desde que você possua conexão com a internet!

As 3 melhores opções

Está com pressa e não quer ler sobre cada curso? Então dá uma olhada na tabela abaixo, com os 3 melhores cursos que selecionamos dessa lista. 

Porém, se quer saber mais sobre cada curso desta lista, continue lendo este artigo!

cursos para empreendedores domestika

#1
DESIGN DE NEGÓCIOS

Para aqueles que querem aprender a criar um negócio do zero e definir o básico num curso atualizado, prático, moderno, curto e sem muita enrolação

cursos para empreendedores sebrae

#2
APRENDER A EMPREENDER

Para aqueles que querem aprender sobre como empreender começando do básico, num curso mais tradicional e detalhado

#3
INBOUND MARKETING

Para aqueles que querem saber tudo sobre Inbound Marketing de uma forma simples e didática, com conteúdos completos, do início ao fim

11 opções online – do básico ao avançado

Aqui você vai ver a lista completa de cursos e, para te ajudar, ordenamos os cursos da lista do mais básico para o avançado. Continue lendo e encontre o melhor curso para você!

1. Aprender a empreender, do Sebrae

Para quem recomendamos: para aqueles que querem aprender sobre como empreender começando do básico.

Carga horária: 16 horas

O que você vai aprender:

      • Quais características precisa ter como empreendedor;
      • Como criar um plano de negócios;
      • Como fazer o planejamento financeiro da sua empresa.

Este é o curso mais básico, e aquele pelo qual você deve começar se está iniciando na sua jornada como empreendedor. Aprender a empreender é um curso com duração de 16 horas que te prepara desde o zero para o mundo do empreendedorismo. Com ele, você vai aprender desde as características que precisa ter como empreendedor, até alguns princípios básicos de marketing para começar.

O Sebrae é uma instituição bastante tradicional no Brasil quando o assunto é empreendedorismo, portanto, apresenta um modelo de curso mais tradicional também. Tendo isto em mente, este curso talvez não seja para os millennials que querem empreender online ou para aqueles profissionais mais criativos e liberais.

De qualquer forma, é um ótimo curso para entender quais são os primeiros passos a dar e como estruturar um negócio sólido. Quer saber o que é melhor? O curso é grátis!

2. Planejamento estratégico para empreendedores, da Endeavor

Para quem recomendamos: para aqueles que precisam focar na estratégia e sentem-se perdidos com relação aos objetivos do seu negócio.

Carga horária: 3 horas

O que você vai aprender:

      • Por que o planejamento estratégico é importante;
      • O passo a passo para elaborar o planejamento estratégico do seu negócio;
      • Os principais métodos para avaliar o cumprimento de metas.

A empresa americana Endeavor tem diversos cursos excelentes para empreendedores. E “Planejamento estratégico para empreendedores” é um deles. Nele, você vai aprender a se planejar para criar um negócio online.

Este é um curso básico e curto – são apenas 3 horas de vídeo aulas –, mas que pode trazer grandes resultados. Isso porque muitos empreendedores acabam começando seus negócios sem qualquer tipo de planejamento e sem saber para onde estão indo. Esta falta de clareza pode render um grande prejuízo.

Ter clareza dos seus objetivos é o que vai garantir que você alcance-os com muito mais facilidade.

3. Design de negócios: da ideia inicial ao plano de ação, da Domestika

Para quem recomendamos: Para aqueles que querem aprender a criar um negócio num curso atualizado, prático e moderno, sem enrolação.

Carga horária: 2 horas

O que você vai aprender:

      • Identificar seu diferencial no mercado;
      • Identificar seus concorrentes e seu mercado;
      • Criar seu modelo de negócios e modelo financeiro;
      • Selecionar sócios e uma equipe.

Eu sou simplesmente fã dos cursos da Domestika. As aulas são práticas, simples e didáticas, além de ter uma ótima qualidade de som e vídeo. E, o curso “Design de negócios: da ideia inicial ao plano de ação” não poderia ser diferente.

Neste curso, você vai aprender, de forma dinâmica, todo o processo lógico por trás da criação um negócio do zero. Além disso, vai saber o que considerar na hora do planejamento. O instrutor Pablo Lascurain, que já fundou oito empresas, vai te ajudar também a definir seu produto, o mercado de atuação e o modelo financeiro, além de criar um pitch para vender sua ideia de negócio.

O idioma do curso é espanhol, mas tem legenda em português e outras línguas.

4. Finanças básicas para empreendedores, da Endeavor

Para quem recomendamos: para aqueles que precisam aprender o básico de finanças e como estruturar a parte financeira do seu negócio.

Carga horária: 4 horas

O que você vai aprender:

      • Os principais conceitos de fluxo de caixa para controlar entradas e saídas de dinheiro;
      • Projeções financeiras para identificar as melhores oportunidades de investimentos;
      • Análise do Demonstrativo de Resultado do Exercício para ver se teve lucro ou prejuízo.

Este é um curso, como o nome já diz, focado nas finanças. O planejamento financeiro do empreendedor é uma parte, por muitas vezes, negligenciada, mas que possui extrema importância. Um mau planejamento financeiro pode levar sua empresa a fechar as portas sem nem ao menos completar um ano de funcionamento.

Portanto, este curso é uma ótima alternativa para empreendedores que precisam entender o básico das finanças de um negócio – inclusive, aprender a separar o dinheiro pessoal do da empresa. Nele, você vai ver os principais erros cometidos por empreendedores, e aprender a controlar as entradas e saídas do dinheiro e a fazer projeções financeiras para investir e crescer seu negócio, por exemplo. É um excelente curso, especialmente para aqueles que não entendem muito sobre finanças, como eu.

5. Design de produto: precifique suas criações, da Domestika

Para quem recomendamos: para aqueles que querem desenvolver um produto e não sabem como podem precificar nem calcular os custos da melhor forma.

Carga horária: 2 horas e 25 minutos

O que você vai aprender:

      • Cadeia de valor, matriz de produto, benchmarking e toda a parte técnica que vem antes da produção;
      • Investimento e custos de operação e produção;
      • Como precificar e vender seu produto.

Definir o preço de um produto ou serviço é uma das maiores dúvidas de empreendedores e trabalhadores independentes. Mas, este curso vai te ajudar, especialmente caso você queira empreender lançando um produto.

“Design de produto: precifique suas criações” é uma excelente escolha para aqueles que querem aprender a precificar produtos e lançá-los sem prejuízo. Nele, Emiliano Godoy te ensina sobre cadeia de valor, matriz de produto, como criar um cronograma de desenvolvimento do produto, a identificar custos de operação e o quanto você precisa investir, além de, é claro, calcular o preço do seu produto.

6. Cursos do Google Primer, do Google

Para quem recomendamos: para quem tem pressa e quer aprender o básico sem se aprofundar muito.

Carga horária: 5 minutos

O que você vai aprender:

      • Planejamento de negócios e financeiro;
      • Atendimento ao consumidor, user experience e vendas;
      • Branding e marketing digital.

O Google Primer não é um curso em si, mas um aplicativo do Google que te ensina sobre marketing. Ele tem “aulas” curtas, com duração de cinco minutos, que você pode fazer rapidinho. As lições são interativas e te ensinam sobre marketing digital, e as principais habilidades de negócio para empreendedores.

As lições são bastante básicas, mas ótimas para começar! As “aulas” são separadas por habilidades a serem desenvolvidas, o que facilita que você escolha somente aquilo que quer aprender. Entretanto, assim como tudo que é muito rápido, esta não é uma ótima opção para aqueles que querem se aprofundar realmente no assunto, já que as lições apenas dão uma pincelada no conteúdo.

7. Desafio 30 dias, da Hotmart

Para quem indicamos: para quem quer empreender criando produtos digitais.

Carga horária: 2 horas e 30 minutos

O que você vai aprender:

      • Definir o tema, formato e nicho do seu produto digital;
      • Estruturar e criar seu infoproduto;
      • Criar autoridade digital, página de vendas e anúncios que vão te fazer vender muito.

O Desafio 30 dias criado pela Hotmart é um curso essencial para aqueles que querem empreender vendendo produtos digitais online. Nele, você aprende a transformar suas habilidades e seu conhecimento em negócio.

O curso que já contou com mais de 170 mil alunos te ensina a planejar e definir o tema, nicho e formato do seu produto, criar e executar seu projeto e a criar uma página de vendas e uma presença online para alavancar suas vendas. O melhor?! É de graça!

8. Inbound Marketing, da Hubspot Academy

Para quem recomendamos: para aqueles que falam inglês e querem saber tudo sobre Inbound Marketing de uma forma simples e didática.

Carga horária: 6 horas

O que você vai aprender:

      • Os fundamentos do Inbound Marketing e os principais conceitos;
      • Como planejar uma estratégia de conteúdo e criar artigos para seu blog;
      • Criar uma estratégia de marketing nas redes sociais;
      • Conversão, nutrição de leads e vendas.

Procurando por um curso para entender melhor os conceitos do marketing digital? Bom, este curso da Hubspot Academy é perfeito! O curso é gratuito e traz muito conteúdo de valor! Nele, você aprende tudo sobre Inbound Marketing, ou seja, a forma de marketing que atrai o público até você sem as interrupções do Outbound Marketing.

“Inbound Marketing” te ensina os princípios dessa forma menos agressiva de marketing, te mostra os princípios do marketing de conteúdo, jornada do consumidor e funis de vendas. É perfeito para aqueles que estão começando a se aprofundar neste universo, já que é bastante completo e abrangente.

O único ponto negativo é que o curso é em inglês sem legendas em português, portanto, você só consegue assisti-lo se entender inglês.

9. Marketing de conteúdo, da Rock Content

Para quem recomendamos: para aqueles que procuram o curso mais completo sobre marketing de conteúdo.

Carga horária: 3 horas e 30 minutos

O que você vai aprender:

      • Estruturar os objetivos da sua estratégia de marketing;
      • Definir público-alvo e personas de maneira prática;
      • Definir o melhor formato de conteúdo e os melhores canais de comunicação para seu negócio;
      • Boas práticas de SEO básico e criação de estratégias de lista de e-mails;
      • Funil de vendas.

A Rock Content é, nada mais nada menos, que a maior empresa de marketing de conteúdo da América Latina. Portanto, são eles quem você deve ouvir quando o assunto é marketing de conteúdo. E para ajudar você e sua empresa, a Rock Content tem um curso exclusivo sobre o assunto.

Nele, você vai aprender a usar seu conteúdo para atrair seu público, se aproximar dele e aumentar sua rede de potenciais clientes. O curso te ensina a teoria e a prática, mostrando como a própria Rock Content conseguiu conquistar mais de 3 milhões de visitas mensais no seu blog em menos de 6 anos.

Então, se você estava procurando um curso para aprender sobre marketing de conteúdo, este é o melhor que você vai encontrar.

10. Google Ads e Facebook Ads do zero, da Domestika

Para quem recomendamos: para aqueles que querem se aventurar no mundo dos anúncios e aprender a estruturar campanhas de sucesso sem ter conhecimentos prévios.

Carga horária: 4 horas

O que você vai aprender:

      • Os princípios do marketing digital, definição de objetivos, público e mercado;
      • Google Ads e como criar campanhas na plataforma;
      • Campanhas de vídeo no YouTube;
      • Estrutura de campanha, segmentação e formatos de anúncios no Facebook.

Muito se fala sobre marketing de conteúdo e tráfego orgânico nos últimos anos. Entretanto, os anúncios são também uma ótima forma de alavancar seu negócio. O ideal é que existam esforços nas duas frentes. Portanto, se você quer começar a investir um pouco em tráfego pago, este curso é uma boa alternativa.

Os instrutores Arantxa e Guillermo vão te ajudar a criar campanhas pagas de sucesso no Google, Facebook e Instagram de forma simples e prática. Para isso, você vai aprender as formas de medir seus resultados e como identificar seu cliente e mercado. Além, é claro, de aprender em mais detalhes como dar os primeiros passos e configurar suas campanhas.

11. Marketing pessoal e produção de conteúdo no LinkedIn, do Matheus de Souza

Para quem recomendamos: para quem quer construir uma autoridade digital, gerar conexões profissionais valiosas e aprender a produzir conteúdos que te diferenciem num mercado competitivo.

Carga horária: 8 horas

O que você vai aprender:

      • Como construir um perfil de sucesso no LinkedIn;
      • Definir sua marca pessoal e se posicionar como uma autoridade;
      • Criar conexões, fazer networking e tornar-se um influenciador;
      • Como definir que conteúdo publicar, como produzi-los, viralizar e gerar leads.

O curso “Marketing pessoal e produção de conteúdo no LinkedIn” é perfeito para aqueles que querem se aperfeiçoar em diversas habilidades de uma só vez. O LinkedIn, que não é só uma rede social para cadastrar currículos, é uma ótima oportunidade para encontrar parceiros de negócios e clientes. Entretanto, isto só é possível caso você saiba usar a rede ao seu favor.

E é isto que o Matheus de Souza te ensina neste curso. Lá, você aprende a produzir conteúdo de valor, de forma autêntica, para chamar a atenção do seu público e de possíveis parceiros. Ele te ajuda a construir uma imagem sólida a partir das suas publicações para que você seja notado na rede social. Além disso, no curso, você vai saber exatamente qual é a forma certa de abordar pessoas através da plataforma para fazer o famoso “networking”.

Criar conteúdo de maneira consistente no LinkedIn te renderá inúmeras oportunidades se feito da forma correta. Você pode até mesmo ganhar reconhecimento nacional se tornando um Top Voice do LinkedIn, como eu e diversos outros alunos do Matheus nos tornamos – o que abriu diversas portas para todos.

E aí, gostou das indicações? Tem algum curso que fez e gostaria de recomendar? Então, conta para a gente!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!