befreela logo 2

Como ser um empreendedor de sucesso: 6 dicas essenciais

como ser um empreendedor de sucesso imagem 1

Tem o sonho de abrir um negócio, mas não sabe por onde começar?

Você não está sozinho. A possibilidade de construir a própria carreira com autonomia e de acordo com os próprios valores tem impulsionado cada vez mais brasileiros a abrirem suas empresas.

Contudo, para ser um empreendedor de sucesso, existem etapas importantes a seguir.

Confira agora:

1. Estude o seu segmento

Se você já definiu qual será o seu tipo de negócio, é bem provável que já tenha algum conhecimento sobre ele. Contudo, estudar o seu segmento de mercado a fundo é o que vai nortear o resto de suas ações de maneira inteligente.

Você precisa conhecer os seus concorrentes e quem já é referência na área, entender quem é seu público-alvo e a quais táticas responde melhor, e conversar com possíveis fornecedores para entender os processos logísticos.

A melhor forma de aprender sobre qualquer coisa é na prática, e como você ainda estará no início da jornada, a melhor estratégia é conversar com quem já entende um pouco mais.

Você pode visitar empresas e participar de eventos do setor, bem como acompanhar periódicos e mídias que divulguem as tendências mais utilizadas do segmento.

2. Invista em qualificação

Ainda falando sobre conhecimento, é essencial que você se empenhe em aprender sobre diferentes temas antes de abrir o negócio.

Aposte em cursos e outros estudos sobre empreendedorismo, gestão do tempo, controle de finanças, atendimento ao cliente, informática e tecnologia (as atualizações de mercado acompanham muito as tendências tecnológicas, então saber bem sobre essas ferramentas é sempre positivo).

Além disso, é também interessante desenvolver suas soft skills como inteligência emocional, criatividade, resiliência e comunicação assertiva. Essas habilidades são excelentes para que consiga lidar melhor com pessoas (seja a própria equipe, clientes ou fornecedores) e tocar o negócio com mais estabilidade e menos desgaste psicológico.

Aliás, o investimento em aprendizado precisa ser constante, porque o mercado se atualiza e se inova com frequência. Sempre haverá um novo instrumento ou uma nova metodologia que negócios precisam implementar para se manterem relevantes.

Dica de curso para empreendedores: Design de negócios – da ideia inicial ao plano de ação, da Domestika

Esta formação da Domestika é ideal para quem deseja aprender a criar um negócio de forma prática. A duração do curso é curta, com carga horária de apenas 2 horas, e foca em transmitir as informações de forma direta e didática.

O curso é ministrado pelo Pablo Lascurain e apesar do idioma ser em espanhol, a plataforma oferece legendas em português. Entre os temas abordados estão a criação de um modelo de negócios, a seleção de sócios e equipes, e a identificação de concorrentes no segmento.

Confira outras dicas de cursos para empreendedores.

3. Faça um plano de negócios

Então é chegada a hora de definir o melhor modelo de negócios para a sua empresa e construir um plano sólido. Muitas pessoas optam por abrir uma startup no início ou, no caso de prestadores de serviço, pode ser interessante investir em um MEI. Tudo depende do seu objetivo, segmento, possibilidades etc.

Esse plano de negócios precisa incluir as despesas envolvidas na abertura da empresa (cláusulas burocráticas, aluguel do espaço físico, compra de equipamentos etc.), prazo para retorno financeiro, processos produtivos, comercialização, precificação justa, logística e muito mais.

É interessante que determine o máximo de detalhes no planejamento, assim conseguirá se preparar melhor para o futuro antes que ele aconteça. Algo importante de considerar também é o tempo de trabalho que você precisará investir (trabalhará sozinho ou contratará funcionários?), para que não fique sobrecarregado.

Tudo isso permite que estabeleça metas e objetivos concretos e possíveis, formando um panorama de gerenciamento de riscos, ações disciplinadas, delegação de tarefas e até pedido de auxílio caso necessário.

4. Confie no potencial do negócio

Pode parecer que essa dica é um pouco óbvia de início, mas acredite que às vezes os empreendedores se esquecem de que precisam ser aqueles que mais acreditam nas próprias ideias.

O lembrete para confiar no seu potencial é importante porque muitos obstáculos surgem no caminho, principalmente para negócios que estão iniciando. É comum que cometa muitos erros ao começar e que leve um tempo até que o negócio se estabilize, então é importante se manter firme e confiante.

O sucesso provavelmente não virá de um dia para o outro, pode levar anos dependendo do tipo de serviço ou produto que pretende oferecer. Isso não significa necessariamente que não vai dar certo, apenas faz parte do processo.

Se você fez uma previsão cuidadosa do prazo de retorno financeiro enquanto montava o plano de negócios, confie na própria capacidade e continue insistindo, sempre monitorando os resultados e adaptando o que preciso for.

Você sempre pode se inspirar em livros e exemplos de quem já abriu um negócio de sucesso para nutrir mais confiança.

Dica de livro: A startup de $100, por Chris Guillebeau

O livro “A startup de $100” por Chris Guillebeau reúne conceitos e dicas práticas baseados em histórias reais de empreendedores que desenvolveram negócios com um capital muito baixo, alguns até mesmo com apenas 100 dólares.

A ideia do autor é usar casos reais para inspirar outras pessoas que possuem o sonho de abrir um negócio, mantendo o pé no chão e tomando decisões inteligentes para alcançarem o sucesso.

5. Divulgue o seu negócio

Por mais sólido e incrível que seja o negócio que você criou, não há como ser bem-sucedido se as pessoas não souberem sobre ele. Existem diversos meios de divulgação que pode utilizar, tanto opções off-line como online, a depender do que fizer mais sentido para o seu segmento.

Recomendamos que tenha uma presença virtual, no entanto; as técnicas de branding digital podem te ajudar muito nesse sentido. A internet é hoje o espaço que as pessoas mais utilizam para pesquisas, compras, lazer, estudo e mais.

Independentemente do nicho de atuação, há grandes chances do seu negócio se beneficiar com o uso de sites, blogs e redes sociais. É interessante conhecer os recursos de cada plataforma digital para entender como melhor usá-la e como acompanhar o desempenho das estratégias de divulgação.

A produção de conteúdo tem sido uma ferramenta muito poderosa para potencializar o alcance de produtos e serviços, não só conquistando clientes, mas também fidelizando os antigos.

O público cada vez mais quer comprar de marcas que possuem valores alinhados com os seus, quer criar conexões com as pessoas que idealizam e administram os negócios. As mídias digitais são ótimas para conseguir isso.

6. Esteja disposto a se adaptar

A velocidade da inovação é muito mais rápida do que conseguimos perceber. Só sabemos que ela acontece e que precisamos nos adaptar para continuar no jogo. É exatamente isso assim também no mundo dos negócios.

Se você quer ser um empreendedor de sucesso, precisa ter em mente que muitos dos seus planos necessitarão de alterações e ajustes. É muito difícil que qualquer um acerte tudo de primeira e, para além disso, a demanda do público muda muito com o tempo.

Atente-se aos feedbacks de clientes sobre o que está funcionando e o que eles gostariam que mudasse. Observe as estratégias que os seus concorrentes estão adotando e analise o que faz sentido para o seu negócio.

Fique de olho também no que sua equipe tem falado. Talvez o que precise mudar esteja relacionado aos procedimentos internos ou os processos de produção.

Uma das grandes sacadas para uma empresa ter sucesso é manter o diferencial e a autenticidade. Para isso acontecer, assim como o próprio corpo humano, seus processos precisam de manutenção e monitoramento.

Leia mais dicas para começar a empreender com pouco dinheiro.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!