Afinal, qual é a melhor opção para você? Booking ou Airbnb?

Nós decidimos elencar aqui os principais pontos de cada um para que você possa entender suas vantagens e desvantagens. Assim fica mais fácil organizar sua viagem da melhor forma possível!

***

Nós sempre fomos fãs número 1 do Booking. Amamos reservar hotéis através dele porque o site é muito completo e contém todas as informações que precisamos de forma clara e objetiva (nota para limpeza, funcionários, localização e Wi-Fi).

Mas, quando decidimos ficar mais tempo nos lugares, começamos a pensar no Airbnb.

Por que?

Ao pesquisar uma viagem de 1 mês, por exemplo, percebemos que o Airbnb dá um desconto enorme (algumas propriedades dão descontos de 70%). Foi aí que começamos e pensar em alternativas.

Abaixo, listamos os principais aspectos considerados por nós ao realizar uma reserva e fizemos uma breve comparação entre Booking e Airbnb.

Dá uma olhada!

Processo de busca por acomodações

O Booking tem uma interface fácil, simples e filtros incríveis para escolher a melhor opção para você. Aliás, nós já mostramos como reservar um hotel através do Booking neste post.

Ele oferece, na maioria das vezes, hotéis, porém, cada vez mais guesthouses, apartamentos e casas de temporada têm sido incluídas no site.

Você pode, antes de fazer uma busca, definir seus principais critérios, ou seja, você pode decidir se só quer que apareçam acomodações que tenham piscina, Wi-Fi grátis, academia, café da manhã, etc.

Isso ajuda muito se quer restringir sua pesquisa à propriedades que tenham o que você precisa, o que o Airbnb não oferece.

No Airbnb essa procura tende a ser um pouco mais maçante.

Você pode escolher filtros para informar se quer uma acomodação inteira ou apenas um quarto, ou ainda a faixa de preço que deseja. Porém, não há filtros de comodidades, o que é muito ruim, porque você precisa abrir todas as propriedades e ver se elas têm ou não o que você precisa.

As acomodações

Geralmente, as propriedades que estão no Booking não estão no Airbnb (e vice-versa), já que são perfis diferentes. Se no primeiro as empresas alugam espaços, no segundo a coisa é mais pessoal.

No Booking os espaços são, notavelmente, oferecidos por empresas (hotéis ou administradoras), ou seja, são “mais oficiais”. Enquanto isso, no Airbnb as propriedades (que geralmente são casas ou apartamentos) são alugadas por seus donos e você costuma tratar diretamente com eles.

Além disso, as acomodações no Booking são, em sua maioria, locais sem cozinha, lava-roupas e outras comodidades que o Airbnb tem de sobra, já que você geralmente fica em uma casa ou apartamento equipado para sobrevivência (com geladeira, fogão, lava-roupas, e outros utensílios).

Processo de reserva

O processo de reserva do Booking é bem prático e você não precisa ter contato nenhum com a acomodação antes de confirmar a reserva. É fazer a procura e o site te informará se há disponibilidade na data que deseja, aí é só clicar em reservar.

Na maioria das vezes você não precisa nem pagar com antecedência, pode apenas confirmar a reserva e pagar na acomodação.

Já no Airbnb o processo é completamente diferente. Você encontra a acomodação desejada e precisa enviar um pedido de reserva para o responsável. Este pedido é feito através do próprio site e você precisa informar a data de saída e chegada.

Depois disso você precisa aguardar o dono do imóvel te responder se há disponibilidade e confirmar sua reserva. Neste momento você já precisa fazer o pagamento integral da reserva, o que pode ser um problema para quem ainda não tem todo o dinheiro.

Preço

O preço foi o fator que mais influenciou a escolha pelo Airbnb na nossa próxima viagem. Vamos ficar 1 mês na mesma cidade na Europa e, por oferecer descontos enormes para estadias acima de 1 mês, acabamos o escolhendo.

Portanto, recomendamos que verifique quanto tempo vai ficar em cada local e pesquise em ambos os sites. Geralmente, o Airbnb oferece descontos semanais e mensais, dependendo da propriedade. O Booking, por outro lado, não tem nenhuma vantagem neste quesito.

Além disso, como falei acima sobre as acomodações, se você vai ficar mais tempo em um local, talvez seja ideal encontrar um apartamento ou casa para poder cozinhar e guardar comida na geladeira, por exemplo.

Pronto para fazer sua reserva?

Se você for se hospedar em alguma propriedade do Airbnb, não se esquece de usar nosso link para se cadastrar lá. Com ele você ganha R$ 100,00 em créditos para usar na sua próxima hospedagem – e nós ganhamos R$ 50,00 assim que você fizer sua viagem!

E se você for usar o Booking, reserve suas propriedades usando nosso link. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a ganhar uma pequena comissão. Assim, podemos continuar viajando e dando dicas ainda mais incríveis para vocês.


E aí, curtiu as dicas? Tem mais alguma pra compartilhar? Deixe um comentário aqui nos contando!

Se quiser salvar este post para ler depois, salve a imagem abaixo no seu painel do Pinterest! Aproveite e siga nosso perfil por lá clicando aqui!

Uma fotógrafa que ama fotografar (claro!), viajar, comer, beber, fazer compras, viajar, ler, usar roupas bonitas, ver o pôr do sol, viajar, descobrir coisas novas, decorar a casa, passar horas na Netflix, viajar e conversar sobre todos estes assuntos.